terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Reciclagem e as Crianças


   Como explicar às crianças sobre reciclagem de resíduos:

   Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, e saber o que fazer para preservar a natureza, são alguns dos ensinamentos que nós, educadores e pais, podemos passar para as crianças. Somente assim, eles crescerão com a ideia de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte, para salvar e conservar nosso planeta.
   No princípio, o ensinamento vem do exemplo que os pais dão: Se desde cedo, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais (vidros, papéis, plásticos, etc.), também será levado a ter o mesmo comportamento depois; O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas.
   
    Porque devemos reciclar?
   É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porquê das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.
  
   Como explicar a reciclagem às crianças?
   Primeiro, ensinando-as como seleccionar o que é o lixo do que o que é reciclável, e onde devemos depositá-lo.
Os resíduos podem ser separados em 5 ecopontos:
ECOPONTO AZUL: destinado para papel e papelão.
ECOPONTO VERDE: destinado para vidros, cristal.
ECOPONTO AMARELO: para embalagens de metal, plástico.
                                                       ECOPONTO VERMELHO / PILHÃO: para as pilhas
Finalmente, temos o CAIXOTE DO LIXO onde depositamos os restos de comida, ou seja,  a matéria orgânica e também  outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
Recentemente foi criado mais um ecoponto para depositar os  restos de óleo.

   Os Quatro Pilares da Ecologia:
   Já ouviu falar dos quatro pilares da ecologia? São eles reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar: Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.




Crianças: Incentivar a ecologia.

   Falar sobre ecologia, e sobre o que é correcto para vivermos melhor, está na moda. Mas, se queremos realmente marcar a diferença, deveríamos desde cedo, incentivar as crianças a cuidar do meio ambiente e reciclar, estimulando a interação com a natureza e adoptando atitudes simples no quotidiano, que podem marcar a diferença no futuro. Parece complicado? Na verdade é muito simples: 
   É muito comum os pais deixarem os filhos no chuveiro minutos a fio. Em vez disso, devemos ensinar as crianças que água é valiosa. E para que o banho não perca a sua componente lúdica e divertida, que tal levar uma bacia para o banheiro e enchê-la de água e brinquedos?

   Aqui está um bom vídeo para abordar esta temática:


Site da Quercus

   Aqui está um site muito interessante. Por altura da comemoração dos 25 anos da Quercus, gostariamos de fazer a nossa pequena homenagem. Este é um site onde podemos aprender mais sobre o meio ambiente e sua preservação, saber onde fazer acções de formação sobre os mais variados temas ambientais, ver vídeos e documentários, ficar  a par de campanhas, denunciar situações que lesam o meio-ambiente,etc.

   Este site é também bastante útil, pois fornece muita informação para quem precisa de elaborar trabalhos de pesquisa, tendo muitos recursos e links úteis. Sem dúvida, um site a explorar e divulgar!


   Eis um dos muitos vídeos disponíveis no site:
   Refeição Climática - Quercus TV

domingo, 9 de janeiro de 2011

Salve o Planeta

   Encontrámos este vídeo que explica, de forma simples e divertida, a importância de reciclar, poupar a água e recursos, entre outros.


O porquê deste blogue...

    Olá! Seja benvindo(a) ao nosso blogue!
  
   Somos cinco alunas do 2º ano da licenciatura em Educação Básica. No âmbito da cadeira de Fundamentos de Comunicação Educacional Multimédia, foi-nos pedido que elaborássemos um blogue com objectivos educativos.
   Sendo assim, escolhemos o tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, pela sua actualidade e relevância. Como é costume dizer, as crianças são o futuro e, é por isso, que pais e educadores não devem negligenciar este tema, de forma a que estas crianças se tornem adultos ecologicamente responsáveis. Tema de extrema importancia nos dias de hoje, a preservação do planeta Terra significa a sobrevivência e continuidade da raça humana.


   O nosso objectivo é a divulgação  de sites e campanhas acerca da preservação meio-ambiente, para além de recursos educativos, por forma a auxiliar os pais na abordagem destes temas.