terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Reciclagem e as Crianças


   Como explicar às crianças sobre reciclagem de resíduos:

   Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, e saber o que fazer para preservar a natureza, são alguns dos ensinamentos que nós, educadores e pais, podemos passar para as crianças. Somente assim, eles crescerão com a ideia de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte, para salvar e conservar nosso planeta.
   No princípio, o ensinamento vem do exemplo que os pais dão: Se desde cedo, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais (vidros, papéis, plásticos, etc.), também será levado a ter o mesmo comportamento depois; O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas.
   
    Porque devemos reciclar?
   É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porquê das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.
  
   Como explicar a reciclagem às crianças?
   Primeiro, ensinando-as como seleccionar o que é o lixo do que o que é reciclável, e onde devemos depositá-lo.
Os resíduos podem ser separados em 5 ecopontos:
ECOPONTO AZUL: destinado para papel e papelão.
ECOPONTO VERDE: destinado para vidros, cristal.
ECOPONTO AMARELO: para embalagens de metal, plástico.
                                                       ECOPONTO VERMELHO / PILHÃO: para as pilhas
Finalmente, temos o CAIXOTE DO LIXO onde depositamos os restos de comida, ou seja,  a matéria orgânica e também  outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
Recentemente foi criado mais um ecoponto para depositar os  restos de óleo.

   Os Quatro Pilares da Ecologia:
   Já ouviu falar dos quatro pilares da ecologia? São eles reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar: Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.




2 comentários:

  1. Aqui vao mais algumas sugestoes:
    http://www.escolaelectrao.pt/
    http://www.amb3e.pt/clubeelectrao/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, utilizei o vosso blogue para mostrar ao meu filho, como se fazia a reciclagem.Tem ideias óptimas, ele adorou o site dos jogos educativos. obrigada pela ajuda. Foi uma tarde muito gira....!

    ResponderEliminar